Saúde bucal é levada para as escolas do Municipio de Euzebio no Ceará

PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de Euzebio , através da Secretaria Municipal de Saúde, vem universalizando o acesso à prevenção das doenças bucais, através do programa de Saúde Bucal Coletiva, que é coordenado pelos médicos Paulo Avelar e Júlia Avelar.

O projeto atua na prevenção da cárie em crianças e adolescentes com a aplicação mensal de flúor gel, estimulação à prática dos métodos preventivos com palestras voltadas para estudantes, capacitação dos professores, além do controle da doença periodontal, através da escovação supervisionada.

O programa Saúde Bucal Coletiva, segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Martildes é desenvolvido em todas as escolas da rede pública municipal, através das técnicas em higiene dental, Jaqueline e Patrícia, contando ainda com todos os profissionais que fazem a Secretaria Municipal de Educação do Eusébio.

Segundo o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, o município tem avançado com relação à saúde bucal de seus munícipes ao universalizar o setor. O atendimento básico é feito pelas equipes do Programa de Saúde da Família nas Unidades de Saúde (postos).

Quando há necessidade de procedimentos mais específicos os pacientes são referenciados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Dra. Berenice Gonçalves.

O CEO do Eusébio é um dos mais completos do País. Conta com sete consultórios, dez dentistas especializados em endodontia (tratamento de canal), cirurgias, periodontia (tratamento de gengivas), prótese, tratamento de higiene, consultas de estética, estomatologia (câncer bucal), odontopediatria (crianças) e atenção básica.

O Centro tem capacidade para atendimento de dois mil pacientes, por mês. Além do CEO, a Prefeitura conta com o Laboratório Regional de Próteses Dentárias. O serviço foi criado em 2006 para garantir a saúde bucal da população do município. Mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas recebendo um novo sorriso e aumentando sua autoestima.

O Laboratório atende não só o município do Eusébio, mas também demais cidades vizinhas e conta com um técnico de prótese dentária e também dois auxiliares.

O trabalho é inovador porque prioriza as ações preventivas, evitando que as crianças e adolescentes fiquem com cáries. A Prefeitura entende que fazer o trabalho de prevenção resulta em economia para o Município, uma vez que a medicina curativa, ao contrário da preventiva, demanda muito mais recursos financeiros.

Este programa integra um amplo sistema de saúde preventiva nas escolas, que utiliza também ações como segurança alimentar e nutricional, com a merenda escolar, qualidade da água, que está sempre em monitoramento, entre outras.

Fonte: Diário do Nordeste